Nutella é responsável por desmatamento e morte de orangotangos

Nutella é responsável por desmatamento e morte de orangotangos

A produção do óleo de palma, matéria-prima da Nutella, desmata florestas da Indonésia e da Malásia e mata orangotangos.

O principal ingrediente da Nutella, um creme de avelã fabricado pela Ferrero, é o óleo de palma. Para atender à demanda pelo óleo, vastas áreas são desmatadas na Indonésia e Malásia para dar espaço à plantação de palma, planta da qual é extraída o óleo vegetal.

Além da destruição ambiental, mais de 50 mil orangotangos foram mortos em 20 anos durante a queima de florestas, feita para dar lugar às plantações de palma. Os orangotangos perdem seu habitat, são espancados, mutilados e até queimados vivos. Não existem programas oficiais destinados à proteção da espécie.

Por utilizar o óleo como matéria-prima, a Nutella é responsável pela devastação ambiental e pelas mortes dos orangotangos. Em nota, a Ferrero afirmou estar consciente dos desafios ambientais. A empresa disse ainda que importa 80% do óleo de palma da Malásia e o restante da Papua Nova Guiné, Indonésia e Brasil.

A fabricante da Nutella disse ainda ter assumido o compromisso de utilizar o óleo de palma de forma responsável. Entretanto, em entrevista concedida à rede de televisão Canal+ em 2015, a então a ministra do Meio Ambiente da França, Segolene Royal, discordou da empresa quanto à responsabilidade ambiental que a Ferrero diz possuir e incentivou o boicote ao produto.

“Nós temos que replantar várias árvores por causa do desmatamento massivo, que também contribui para o aquecimento global. Nós deveríamos parar de comer Nutella, por exemplo, porque é feito de óleo de palma”, afirmou Segolene. Segundo ela, o creme de avelã deveria ser feito com outros ingredientes.

Anualmente, são produzidos 50 milhões de toneladas de óleo de palma. Para isso, 2 milhões de hectares de floresta já foram completamente destruídos. De acordo com informações divulgadas pelo portal Cura Pela Natureza, se o desmatamento na Indonésia e Malásia não for combatido, até o ano de 2033 não existirão mais florestas nesses países, o que fará com que os orangotangos sejam extintos.

Fonte: www.anda.jor.br

13 responses to “Nutella é responsável por desmatamento e morte de orangotangos”

  1. Carmem pedrini disse:

    Lamentável essa crueldade…Nutella dever punida por essa atrocidade…

  2. Ariadne Teixeira da Silva disse:

    vamos parar de consumir este produto dinheiro maldito

  3. Monica disse:

    Não sabia , consumia sem saber deste horror perderam mais uma consumidora e vão perder todos que se importam com o planeta . Tão inteligentes os humanos e ainda continuam matando a nossa terra pela ganância.

  4. Ângela disse:

    Até quando seremos monstros, na faxada de Seres Humanos? Indignada .

  5. MAGDA ADORNO BUENO disse:

    ABSURDO ISSO ATÉ QUANDO O SERES CHAMADOS HUMANOS IRÃO DESTRUIR….

  6. Ivanise Albuquerque da silva disse:

    O desmatamento nessa regiões tem que para não haver mortes desses animais. Parem pelo amor de Deus os bichos nao merece isso.

  7. Sandra disse:

    Eu não compro Nutella já não gostava agora então sabendo disso jamais irei comprar.

  8. Marlene gabriel disse:

    Quando seres humanos vão parar dr drstrior a natureza ea fauna tem que ter ima ordem pra ppliciais matatem todos os seres humanos ruins e srm coração da face da terra

  9. Maria Castro disse:

    E que tal um boicote á marca? Seria bem razoável,não acham?Acordem,estamos a destruir o mundo 😟

  10. Sonia Padovitte disse:

    Dignidade! Dignidade!

  11. Nao é só a nutella que devasta a natureza.Nós consumidores de todos os produtos industrializados no qual a produção desses produtos a matéria prima é retirada da natureza somos todos coresponsaveis também.

  12. Berenice Ramos disse:

    Lamentável triste cena

  13. Sergio Luiz Pavanatti disse:

    Lamentável atitudes como essa da Ferrero na atualidade. Ainda por cima um produto de consumo totalmente dispensável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *